Doutores da Alegria

Origem: São Paulo

Atuam levando cultura para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde há mais de 30 anos. Atua levando cultura para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

A história dos Doutores da Alegria é a história de seu fundador, o ator e palhaço Wellington Nogueira. Durante uma temporada nos Estados Unidos, Nogueira passou a fazer parte, em 1988, do elenco da Big Apple Circus Clown Care Unit. Tratava-se de uma trupe de palhaços que satirizava as rotinas médicas e hospitalares mais conhecidas, atenuando o peso das internações infantis. A experiência o transformou profundamente.

Então, de volta ao Brasil, Nogueira resolveu implantar um programa em moldes parecidos: nascia, em 1991, a associação Doutores da Alegria.

Hoje, Doutores da Alegria já acumula 1,8 milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus familiares, acompanhantes e a profissionais de saúde. E as atividades da organização se expandiram: Doutores da Alegria é considerada a única organização do mundo que evoluiu do trabalho no hospital para atividades que também priorizam a formação, pesquisa e geração de conteúdo para a sociedade.

Os Doutores da Alegria são um exemplo não apenas de trabalho social, mas também de empreendedorismo. Afinal, com criação inspirada pela atuação do Clown Care Unit, de Nova Iorque, a organização expandiu. Hoje, entre outras novidades, contam com a Escola dos Doutores da Alegria e o Programa de Formação de Palhaço para Jovens. Ou seja, a instituição se transformou em verdadeira referência no que toca às relações humanas e à qualificação da experiência de internação hospitalar.

As ações realizadas nas empresas por Doutores da Alegria ilustram as relações que permeiam os encontros nos hospitais públicos, onde a ludicidade e o riso frouxo são levados para as estações de trabalho. Dependendo da intervenção, a atividade pode ser adaptada ao segmento do negócio. Os recursos provenientes destas ações são revertidos para a nossa atuação nas áreas da saúde, cultura e assistência social.