Emicida

Origem: São Paulo

Da zona norte de São Paulo, Emicida, começou a se destacar em 2006, nas batalhas de freestyle, tornando-o um fenômeno na internet. Em 2009, o lançamento da mixtape “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que Eu Cheguei Longe” marcou a estreia da empresa que fundou com o irmão, Laboratório Fantasma, como um selo musical. Até então, era um coletivo que vendia camisetas feitas artesanais. O disco, vendido a R$ 2 nas ruas pelo próprio rapper, virou notícia por todo o Brasil e iniciou uma trajetória que o levaria grandes festivais, como Rock in Rio, Roskilde e Coachella, e turnês internacionais. Paralelamente a isso, a Lab, crescendo no ramo de merchandising e firmando-se como um dos maiores selos independentes do país, passou a agenciar outros artistas, como Rael. Em 2013, após duas mixtape e dois EPs, Emicida lançou seu primeiro álbum, “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, sucesso de público e crítica, sendo considerado o disco do ano por publicações como revista Rolling Stone. Em 2015 veio “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, inspirado em uma viagem por Angola e Cabo Verde, que rendeu ao músico uma indicação ao Grammy Latino. Em 2016, lançou-se em um novo desafio: a estreia de sua marca na SPFW. O maior projeto de 2017 foi a gravação de seu 1º DVD, em 20/11, com show em SP. O último lançamento é o novo álbum AmarElo, que conta com os singles: Eminência Parda, AmarElo e Libre.

PRINCIPAIS TEMAS:

* Racismo estrutural e desigualdade social

* Cultura periférica e representatividade

* Empreendedorismo negro e economia criativa

* Educação, leitura e transformação social

* Arte, música e resistência

* Identidade, ancestralidade e pertencimento

* Diversidade e inclusão