Fabiana Claudino

Origem: Belo Horizonte

Fabiana Claudino é um grande nome no esporte brasileiro, sendo uma jogadora de destaque no voleibol feminino. Ela nasceu em Belo Horizonte, em 1985, e começou sua carreira no inícios dos anos 2000.

Com apenas 13 anos, Fabiana iniciou oficialmente sua carreira como atleta, jogando pelo Clube MVR de Minas Gerais. O primeiro grande reconhecimento recebido pela atleta foi em 2009, quando Fabiana levou o título de “Melhor Levantadora do Grand Prix”. No ano seguinte, a jogadora teve sua primeira experiência jogando para um time internacional. Ela foi contatada pelo Fenerbahçe Universal da Turquia e jogou lá por dois anos. Após isso, Fabiana integrou o Sesi de São Paulo, time em que Fabiana angariou diversas vitórias. Só em 2012 a equipe foi campeã da Copa São Paulo, levou o bronze no Campeonato Paulista e prata no Top Volley, uma competição na Suíça.

A estreia de Fabiana na seleção brasileira aconteceu em 2003. Antes disso, ela já integrava a seleção sub-20. Representando a seleção brasileira, a atleta participou das Olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012). Em ambas ocasiões o time de voleibol feminino levou a medalha de ouro.

Fabiana havia se aposentado da seleção em 2016. Contudo, em 2019, o seu retorno foi anunciado. Ela explicou que seu amor pelo esporte determinou sua volta. O retorno da Fabiana também marcou um período de renovação na seleção brasileira de voleibol.

PRINCIPAIS TEMAS:

* Liderança e alto rendimento no esporte

* Combate ao racismo e representatividade negra

* Equilíbrio entre carreira e maternidade

* Superação, resiliência e mentalidade vencedora

* Legado e transição de carreira pós-aposentadoria